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Vitrine personalizada: quais são os benefícios para um e-commerce?

Você já viu aqui no blog o que é personalização para e-commerce e como ela pode ajudar a converter mais ao melhorar a experiência do usuário. Dentro disso, uma das possibilidades interessantes para a sua loja virtual é a utilização de vitrines personalizadas – elas transformam o seu site em uma loja única para cada consumidor.

Assim como no varejo físico, uma vitrine é um espaço onde são expostos alguns produtos de uma loja com o objetivo de atrair a atenção dos consumidores. No varejo online, as páginas representam a loja como um todo e cada espaço deve ser otimizado para atrair e engajar os visitantes, ajudando-os a encontrar o que procuram e transformando-os em compradores.

Para que você compreenda melhor como as vitrines aparecem nos sites, utilizaremos como exemplo a página inicial da Centauro.

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O topo da página é um espaço fixo destinado ao cabeçalho (header). Aqui são disponibilizadas informações importantes e que precisam ser facilmente encontradas como menu de categorias de produtos, a barra de busca, acesso ao carrinho, cadastro, etc.

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Junto com o header, a galeria completa a parte “above the line, ou seja, tudo que é mostrado no dispositivo do usuário sem a necessidade de rolagem. É o espaço mais premium do site e, geralmente, são apresentados alguns banners com produtos destacados pelos varejistas.

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No exemplo acima, temos dois grupos de vitrines: “semelhantes” e “populares”. Num e-commerce com ofertas que não são personalizadas, os produtos apresentados nas vitrines são os mesmos para todos os visitantes. Em um e-commerce que trabalha estrategicamente com recomendações personalizadas, as vitrines são dinâmicas e ofertam os produtos mais relevantes para cada pessoa. Por se tratar de recomendações em tempo real, as vitrines personalizadas também são automatizadas, excluindo, assim, a necessidade de geração manual por parte das equipes comerciais ou de TI.

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O comportamento do usuário é monitorado e essas informações são aproveitadas para oferecer os produtos mais relevantes para cada pessoa, naquele momento de compra. Ao identificar o interesse de um usuário por um determinado produto, é possível apresentar uma série de vitrines com produtos que ajudam o usuário a comparar e complementar suas compras, por exemplo.

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Assim como o header, o footer é um espaço fixo, só que fica final da página. Destinado a informações institucionais como endereços, emails e telefones de contato, prmiações e informações complementares como as formas de pagamento que a loja oferece.

Esse é um exemplo de estrutura da home de um site que usa vitrines personalizadas. Elas podem aparecer estrategicamente em diversas páginas do site e com disposições distintas, ajudando os consumidores em todo o processo de compra, desde a descoberta até a conversão. O lojista também pode combinar dois tipos de ofertas: a pull – baseada nos interesses do consumidor e gerada pelas soluções de personalização; e a push – com base nos interesses do varejista, insights de mercado e necessidades do e-commerce.

A personalização de vitrines melhora a experiência do usuário e, consequentemente, as vendas da sua loja virtual. Se você se interessou, saiba mais sobre o Chaordic OnSite.

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