BLOG
ilustra-personalizacao-p2
Geral

O que é personalização para e-commerce?

O conceito de personalização pressupõe criar experiências de compra inesquecíveis – nada de um serviço genérico e impessoal nem ofertas massificadas. Personalizar é tratar cada pessoa de forma única e satisfazer suas necessidades da forma mais eficaz e eficiente, considerando as especificidades do momento de compra. Você deve apresentar uma loja por cliente, um e-mail por remetente, uma página inicial por visitante. Mas como lidar com a personalização no e-commerce, onde temos mais detalhes sobre o cliente apenas no fechamento da compra, e o volume de compras é da ordem de milhares (até dos milhões)?

A melhor forma é automatizar o processo de personalização. Existem diversos modos de apresentar uma comunicação personalizada para um consumidor de e-commerce. Elas variam desde uma página de usuário com as informações que ele gostaria de ver, até métodos complexos, como a recomendação de produtos com base no comportamento do cliente dentro do e-commerce.

Um exemplo é a Livraria Saraiva. Lá, existem diversas vitrines com ofertas personalizadas, entre elas, a de produtos semelhantes ao que já foi comprado anteriormente pelo mesmo consumidor. Quem comprou um livro sobre a Segunda Guerra Mundial poderá se interessar por um título sobre o nazismo ou pela biografia do primeiro ministro britânico Winston Churchill.  Veja o exemplo de quem comprou um livro de marketing e negócios e as demais sugestões de compra que este cliente recebeu:

vitrine-saraiva

Já no Walmart, uma vitrine personalizada ajuda as pessoas a encontrarem mais opções do mesmo produto. Nesse exemplo, ao buscar uma geladeira frost free de duas portas, o site apresentou na mesma página outras opções semelhantes, um tipo de recomendação que aumenta o engajamento do usuário com a loja, pois mostra que ela pode oferecer uma maior variedade de produtos relacionados ao seu interesse naquele momento.

vitrine-walmart

No Boticário, há também vitrines que estimulam a descoberta de ofertas similares ao que está sendo buscado, com uma comunicação bem diferente:

vitrine-boticario

A Centauro mostra o percentual de pessoas que acabaram comprando um determinado produto, e isso ajuda os visitantes a decidirem qual produto comprar. Esse tipo de informação é muito impactante na taxa de conversão, pois os consumidores se sentem mais seguros para finalizar a compra.

vitrine-centauro

E o último exemplo é do Ricardo Eletro, que oferece um item complementar ao produto que está sendo comprado. Esse tipo de oferta lembra o consumidor de outras necessidades. Para o lojista, influencia no aumento do número de itens por pedido, no aumento do ticket médio e também na diminuição do custos de e-commerce, porque esses pacotes promocionais são geradas de forma automatizada.

vitrine-ricardoeletro

O importante é que a personalização satisfaça o usuário final, apresentando as opções certas, no momento certo e para as pessoas certas. Mostrar o produto certo na hora certa, e apostar nisso desde a primeira interação, faz com que o cliente tenha uma experiência positiva na sua loja virtual e volte sempre a buscar produtos em compras futuras. Uma boa experiência aumenta sua reputação na Web, principalmente por conta da recomendação espontânea entre consumidores feito nas redes sociais e em fóruns especializados.