BLOG
lnc-widat-2017
Eventos

Estaremos no WIDaT 2017 – I Workshop de Informação, Dados e Tecnologia

O I Workshop de Informação, Dados e Tecnologia (WIDaT 2017) tem foco interdisciplinar e veio para unir as comunidades acadêmicas e industriais que trabalham com dados no Brasil. A primeira edição do evento acontecerá no início do mês de setembro e nós estaremos lá representados por Daniel Severo, formado em engenharia eletrônica pela UFSC e mestrando em Aprendizado de Máquina na mesma instituição, coorganizador do encontro de Ciência de Dados de Florianópolis e líder do nosso time de Data Science – responsáveis pelo desenvolvimento e aprimoramento dos algoritmos de recomendação das nossas soluções de personalização. Por isso, ninguém melhor que ele para falar sobre um dos desafios enfrentados na análise de dados: como saber se estamos olhando para os resultados de maneira correta?

Se você nos acompanhou até aqui, já sabe que o foco em Big Data, Data Science e Machine Learning é estratégico e fundamental para desenvolver novos produtos e serviços. Na palestra “Post hoc, ergo propter hoc” iremos além, abordando a importância de métodos estatísticos e da cultura do ceticismo nas tomadas de decisão. Também vamos mostrar, com exemplos reais, como as falácias lógicas podem invalidar completamente o uso da informação.

É preciso questionar constantemente se as relações de causalidade que estamos inferindo realmente existem para saber se as decisões tomadas são de fato efetivas. Nossa palestra acontecerá dia 04/09, às 11h. Inscreva-se gratuitamente no WIDaT 2017 e venha conversar com a gente. 😉

falacia-logica


O WIDaT 2017 será realizado entre os dias 04 e 06 de setembro de 2017, na cidade de Florianópolis (SC), no Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).