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Insights

Black Friday 2014 em números

Estamos a poucos dias de um dos mais movimentados e importantes períodos para o ecommerce em todo o mundo – e no Brasil não é diferente. Durante a Black Friday, milhões de consumidores correm para garantir compras com descontos astronômicos. E enquanto isso, no backstage, caórdicos se unem para assegurar que cada consumidor, em cada uma das maiores lojas virtuais do país, vai encontrar o produto que mais gostar de forma fácil, rápida e pessoal.

Como nós já conhecemos o desafio técnico que o dia representa, nos preparamos com antecedência. Mas se você ainda não tem uma visão 100% clara do impacto desse dia para o comércio eletrônico, aí vão alguns números e dados coletados durante a nossa operação na Black Friday do ano passado (2014):

A movimentação de consumidores consultando e comparando preços e ofertas já começa alguns dias antes do evento, mas é na sexta-feira mesmo que o bicho pega.

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Mas ninguém quer ter sua experiência de compra prejudicada só porque o tráfego está mais alto que o normal. Nós entendemos isso, e garantimos que as recomendações personalizadas não fiquem paradas ou demoradas mesmo num cenário como esse, onde o número registrado de usuários e interações foi quatro vezes maior que o da sexta-feira da semana anterior ao evento.

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Essa navegação fluida permitiu que as pessoas encontrassem aquilo que queriam, e de fato concluíssem suas compras sem dificuldades. No final, nossas vitrines recomendadas foram clicadas 4,7 milhões de vezes.

Com os carrinhos de compra enchendo e os check-outs sendo concluídos, contabilizamos um total de 1 milhão de pedidos. Desses, 15% tinham pelo menos um produto recomendado pela Chaordic.

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É pedido pra caramba pra um evento de um dia, hein. =]

Ficamos muito animados de poder dizer que temos sistemas robustos para suportar essa demanda crescente, e de percebermos o impacto positivo das nossas recomendações para os consumidores do ecommerce e para os nossos clientes. Mesmo quando recebemos o pico de tráfego de 730 mil requisições por minuto (rpm) na madrugada de quinta para sexta.

Ainda assim, o grande mérito de atrair todos esses consumidores fica por conta das lojas e de toda a estratégia envolvida em disponibilizar descontos tão sedutores. ♥ Durante a Black Friday do ano passado, percebemos uma proporção muito vantajosa de descontos. Cerca de meio milhão de produtos teve redução de metade do preço ou mais! Dá só uma olhada no que os e-commerces que trabalham com a gente ofereceram para seus clientes:

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E no meio dessa chuva de ofertas, quem recebeu descontos de respeito mesmo foram os DVDs, com uma média de 74% de abatimento, figurando no topo do pódio dos campeões de promoções. Logo atrás vieram as blusas, em segundo lugar, e as sapatilhas em terceiro. Enquanto isso, os livros ficaram na lanterna nesse quesito.

No final de tudo, mesmo ficando em sétimo lugar no ranking dos maiores descontos, parece que o que o pessoal gosta mesmo é de tênis. Então, para 2015, se o seu e-commerce não vende nada para cobrir os pés, tá na hora de considerar a ideia, hein? Brincadeira! Manter o foco é sempre muito importante! ;]

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E pra esse ano, quais são as suas apostas? Como estão os preparativos na sua loja?

Nós estamos preparados e confiantes para oferecer as melhores recomendações para cada consumidor, promovendo milhões de encontros mesmo em meio à enxurrada de promoções da Black Friday 2015 ;]