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Insights

Algumas vitrines que seus clientes vão amar. ♥

Otimizar a personalização para cada e-commerce é uma arte, que deve estar sempre alinhada às estratégias dos negócios e seus públicos consumidores. Pensando em facilitar a sua vida e melhorar as métricas do seu e-commerce, nossa equipe de especialistas resolveu te dar uma mãozinha! Selecionamos algumas vitrines do Chaordic OnSite que adoramos, e separamos várias dicas e insights imperdíveis de como otimizá-las ao máximo. Dá só uma olhada:

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Essa é para o Thiago, que está planejando uma reforma na sua casa, mas sabe que deve refletir bem sobre quais móveis e objetos de decoração comprar. Navegando no e-commerce, botou no carrinho um forte candidato a novo sofá da sua sala mas, na dúvida se era aquilo mesmo que queria ou não, acabou se distraindo com outras atividades do dia-a-dia e esqueceu o produto ali.

Quando voltou à loja, a vitrine o lembrou do móvel que tinha sido abandonado e ainda deu várias sugestões de itens relacionados, para transformar o esquecimento em uma oportunidade de descobertas. Depois que Thiago visualizou o conjunto de sofá, poltrona e almofadas na sala, se convenceu e levou os três produtos.

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A Vitrine Abandonados aposta e ainda dá um upgrade no que é certo: além de lembrar o consumidor de compras não finalizadas, ela permite navegar por várias recomendações complementares, transformando carrinhos abandonados em novas descobertas e aumentando o ticket médio das compras.

Métrica de ouro: Conversão. Essa vitrine tem uma das melhores performances para as taxas de conversão: acima de 15%. Isso porque ela converte vendas perdidas em novas oportunidades de descoberta para seu consumidor. É o empurrãozinho que ele precisava para levar aquilo que realmente buscava, e alguma coisinha a mais. ;]

Insights!

1. Quando posicionada na página de departamento, apresenta recomendações contextuais exclusivamente relacionadas ao departamento.

2. Essa vitrine não só promove a lembrança de um produto esquecido, como recomenda produtos que completam a experiência do consumo, possibilitando o cross-sell em vendas até então perdidas. Nossos algoritmos buscam entender a intenção do usuário, que pode ter voltado à Home para adicionar produtos complementares àqueles que já foram adicionados ao carrinho, e assim facilita a descoberta e o processo de decisão.

3. Para melhores resultados, experimente posicionar essa vitrine próximo à Comprados ou à Visualizados, ainda na área superior do site.

4. Se a intenção é adicionar poucas vitrines à interface, a grande dica é deixar a Abandonados como fallback da Comprados, que só aparece quando o usuário está logado. Assim, a Abandonados complementa a campanha de email “Abandono de Carrinho”, recuperando compras abandonadas por quem não está logado.

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Quem conhece melhor as estratégias do seu e-commerce do que você? Com a Promovidos, fazemos um trabalho a quatro mãos: quem escolhe os produtos é você, e toda a parte de algoritmos complexos de personalização fica por nossa conta! Assim, os produtos que a sua loja deseja promover vão alcançar pessoas com potencial de compra com ajuda da nossa inteligência em personalização.

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Métrica de ouro: CTR. A vitrine Promovidos do Chaordic OnSite chega a apresentar até 3x mais ganho de CTR do que o prometido por alternativas concorrentes, chegando a taxas de conversão acima dos 5%.

Insights!

1. Excelente para promoções temáticas como “Volta às aulas”, “Dia das Mães” e “Black Friday”, ou mesmo as não sasonais, como por exemplo: “A grande oportunidade de renovar sua cozinha!”

2. Posicioná-la no topo do site, até mesmo em formato de banner, ajuda a chamar a atenção para aquelas recomendações temáticas com prazo para terminar.

3. Outro uso inteligente da Promovidos é liquidar estoques, levando aqueles produtos parados até consumidores que os desejam. Nesse caso, pode ser uma boa ideia usá-la como fallback para vitrines de ranking (Mais Populares, Ofertas e Novidades).

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Excelente opção para a Bia, que ainda está descobrindo e comparando produtos do e-commerce. Ela está afim de trocar de smartphone. Chegando em casa à noite, entrou no site da loja e andou pesquisando alguns modelos de celular. Sem ter decidido qual levar, interrompeu a busca para ir dormir.

No dia seguinte decidiu retomar a pesquisa. Como ela já tinha feito algumas comparações no catálogo de produtos, não queria perder de vista todas aquelas opções que já visualizou, comparou, e pelas quais se interessou. Com a vitrine Histórico, ela pode continuar de onde parou, acompanhando os produtos visualizados recentemente e ainda descobrindo recomendações relacionadas, de forma organizada.

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Métrica de ouro: Engajamento. Incentiva seus usuários a revisitar o e-commerce em diversas vezes ao longo da busca por um produto, já que o site sempre lembra e organiza seu histórico de navegação – e até recomenda novidades relacionadas. Para o cliente, são vantagens que tornam a loja mais atraente e ajudam a torná-la uma das principais candidatas no momento de descobertas.

Insights!

1. Como essa vitrine se relaciona a produtos que o usuário já andou visitando e que já o interessou, ela tem grande assertividade ao oferecer descobertas relacionadas.

2. Essa vitrine pode ser encarada como uma nova ferramenta de navegação e organização para seus consumidores.

3. Existem muitas páginas no seu e-commerce onde é interessante exibir a vitrine Histórico: Home, Categoria, Subcategoria, Busca e Busca sem resultado são alguns exemplos.

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O Rui adora juntar os amigos em casa, e por isso frequentemente compra produtos de cozinha para receber as visitas. Juntos, eles sempre beliscam alguma coisa, tomam um cafezinho ou um chá, e trocam ideias. Ele, que queria dar uma navegada despretenciosa num dos seus e-commerces favoritos, teve uma boa surpresa ao entrar no site e perceber que eles passaram a oferecer uma máquina de bebidas super versátil e intuitiva. No final, levou a novidade que tinha tudo a ver com seu passatempo favorito.

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Uma ótima forma de deixar seu e-commerce dinâmico e sempre interessante é ter coisas novas acontecendo o tempo todo. E se você sabe disso, e tem produtos novos chegando no catálogo, por que não mostrá-los ao seu consumidor de forma inteligente?

Com a Vitrine Novidades, isso é automático: assim que um novo produto é adicionado ao inventário da sua loja virtual, nossos algoritmos os relacionam aos interesses dos seus consumidores e promovem a descoberta de novidades que eles vão gostar.

Métrica de ouro: Engajamento. Se o cliente percebe as atualizações no catálogo da loja, é mais propenso a voltar para descobrir novos produtos que o interessem.

Insights!

1. Posicionar essa vitrine na Home ajuda a evidenciar os novos produtos da sua loja, deixando claro que seu e-commerce está sempre se atualizando, e renovando a experiência de navegação dos seus consumidores. Também pode ser colocada nas páginas de categoria.

2. O uso de Novidades representa uma ótima oportunidade de ajudar na automatização do seu mostruário.

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Acelerar o aumento de engajamento deve ser uma estratégia constante para todo lojista que quer ver sua base de consumidores cada vez mais disposta a interagir com sua marca, e cada vez mais apaixonada pelos produtos do seu e-commerce.

Se você gostou de como as vitrines podem facilitar a vida dos usuários do seu e-commerce, imagine como seus clientes vão reagir! Acelerar o aumento de engajamento deve ser uma estratégia constante para todo lojista que quer ver sua base de consumidores cada vez mais disposta a interagir com sua marca, e cada vez mais apaixonada pelos produtos do seu e-commerce.

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